Socialização das atividades do Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Formação dos Coordenadores Pedagógicos

O encontro de Formação dos Coordenadores Pedagógicos da DRE de Porto Nacional aconteceu nos dias 25 e 26/05/2010 no auditório da regional. Teve como objetivo o estudo da função do coordenador pedagógico e sua prática educativa. O evento contou com a presença dos Coordenadores Pedagógicos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, Assessores do Currículo, Supervisores, Professoras Multiplicadoras, Coordenadores Regionais e a Diretora Regional de Ensino.


No encontro foram discutidos assuntos pertinentes ao cotidiano escolar, a utilização dos recursos tecnológicos na prática educativa, as atribuições do coordenador (regimento escolar), o processo avaliativo da aprendizagem, a importância da liderança no acompanhamento pedagógico, administração do tempo e o conselho de classe participativo. No encontro foi apresentada a proposta da criação do Blog do Coordenador Pedagógico, será um espaço de interação e troca de experiências entre os coordenadores por meio das novas mídias.
Com relação ao item dos recursos tecnológicos, foi possível fazer uma relação da ferramenta pedagógica/tecnológica (objetos de aprendizagem, softwares educacionais, site da internet, blogs,..) com os conteúdos escolares do 2º e 3º bimestre do 6º ao 9º ano e Ensino Médio.
No evento foram apresentados aos coordenadores pedagógicos alguns blogs dos cursistas do Curso Tecnologia da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC que já estão utilizando de forma pedagógica como uma nova ferramenta tecnológica.

domingo, 23 de maio de 2010

Administração do Tempo

Fique atento, vamos analisar o nosso tempo de estudo. Para planejar o estudo e a vida profissional, Clique aqui: Tempo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tutorial do Slide Share

Este tutorial foi construído e elaborado pelo colega Claudemir Professor Multiplicador do NTE de Araguaina

sábado, 15 de maio de 2010


Estão abertas as inscrições do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010


Educadores de todo o Brasil já podem enviar seus projetos e garantir sua participação
Estão abertas até o dia 02 de julho as inscrições para a quinta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizem tecnologia em processos de ensino e aprendizagem.

Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. Educadores de todo o Brasil podem se inscrever nas seguintes categorias:

1) Ensino Básico

Podem se inscrever duplas de educadores e gestores da rede pública de ensino, independentemente de sua área de atuação (ex. Português, matemática, física, etc.): Secretarias Municipais ou Estaduais de Ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs), escolas públicas (municipais, estaduais ou federais), instituições de ensino sem fins lucrativos (ONGs, Fundações, etc).

· Inovação em Comunidade
· Inovação em Colaboração
· Inovação em Conteúdo

2) Ensino Técnico

Podem se inscrever individualmente educadores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação em escolas técnicas públicas.

· Educador Inovador de TI – Escolas Técnicas

Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas contará novamente com o voto popular online.
Premiação

O Educadores Inovadores conta com três etapas. Até o dia 19 de julho, doze projetos serão escolhidos e participarão da etapa nacional do Prêmio que será realizado em São Paulo no mês de agosto.

Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional Microsoft Windows e o pacote de aplicativos Office. Assim, poderão dar continuidade na criação de novas idéias, beneficiando cada vez mais pessoas e compartilhando o gosto e o conhecimento pela tecnologia educacional.

Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em algum país da América Latina. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.
Em 2009, o Fórum Mundial foi sediado pela primeira vez no Brasil, em Salvador (BA), e premiou dois educadores brasileiros: o professor Lucrécio Filho de Oliveira, de Formoso do Araguaia (TO) e o educador Alex Vieira dos Santos. Na etapa nacional da premiação foram recebidos mais de 700 trabalhos.

Para acompanhar as novidades do Prêmio, confira: http://www.educadoresinovadores.com.br/

Mais informações no Blog: http://educadoresinovadores.spaces.live.com/

Siga no Twitter: www.twitter.com/eduinova


Para mais informações:
Criax Comunicação Organizacional
(11) 3817-4665
E-mail: contato@educadoresinovadores.com.br

II Unidade - internet, hipertexto e hipermídia


“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil )

Leia mais sobre hipertexto
http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html




SOCIALIZAÇÃO DA UNIDADE I – CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

O segundo encontro presencial para a socialização das atividades do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC foi realizado nos dias 05/05 (Tutora Elisângela) e 06/05 (Tutora Rejane) no auditório da DRE de Porto Nacional, sendo. Começamos com uma oração e logo após foi apresentado o vídeo “Ver cem vezes” que nos mostra que sempre aprendemos com as coisas da vida.

Após a reflexão do vídeo, dividimos a turma em 4 grupos. Cada grupo estava responsável por avaliar e socializar uma atividade da unidade I. Foi entregue a cada grupo orientações sobre a dinâmica das atividades e de apresentação. Eles poderiam apresentar em forma de teatro, paródia, poesia, aula expositiva e outras modalidades a critério do grupo.
Na atividade 1,refere se ao relato: Quem sou como professor e aprendiz? O grupo analisou as atividades dos colegas e fizeram uma reflexão para o professor de hoje e sua prática pedagógica. Na atividade tivemos uma paródia e uma poesia.
Com a atividade 2 sobre a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Doubor foi apresentado pelo grupo as considerações no fórum e logo após foi aberto o debate. O grupo também apresentou um teatro para exemplificar melhor a atividade. A dramatização foi baseada no vídeo “Tecnologia e Metodologia”.

Com a atividade 3 tivemos apresentação dos slides dos cursistas, o qual eles tiveram a oportunidade de verificar e constatar o quanto nossas escolas estão equipadas e o quanto ainda precisamos aprender para utilizar a tecnologia na prática pedagógica.
Na 4ª atividade tivemos apresentação do blog da cursista Eliana (http://capimdouradogeografia.blogspot.com/ ) que mostrou a funcionalidade do blog e como está sendo utilizado já na sua prática pedagógica.
No segundo momento do encontro foi apresentado o mapa de notas parciais da Unidade I, com algumas considerações. Nesse momento também foi apresentado a Unidade II aos cursistas com explicação das atividades da unidade. Agradecemos a participação e a equipe da DRE.




quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Unidade I: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola;
Unidade II: Internet, hipertexto e hipermídia;
Unidade III: Prática pedagógica e mídias digitais;
Unidade IV: Currículo, projetos e tecnologia


Frases


Recados atualizados para você enviar no Orkut!


Frases


Gostou do recado? Clique aqui!

Direito Autoral

É o direito que protege trabalhos publicados e não publicados nas áreas da literatura, teatro, música e coreografias de dança, filmes, fotografias, pinturas, esculturas e outros trabalhos visuais de arte como programas de computador (softwares). http://www.museu-goeldi.br/institucional/i_prop_direitoautoral.htmSegundo a Lei Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o Direito Autoral protege a expressão de idéias e reserva para seus autores o direito exclusivo de reproduzir seus trabalhos. Conheça melhor sobre Direitos Autorais acessando os endereços abaixo.http://www2.uol.com.br/direitoautoral/http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC



Iniciou no dia 07 de abril de 2010, o primeiro encontro do Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, na Diretoria Regional de Ensino de Porto Nacional. Nesta formação houve 80 inscrito, mas presente no dia teve a participação de 74 cursistas. Atividades realizadas foram:
1. Conhecimento do Ambiente do EPROINFO e as ferramentas do ambiente amarelo;
2. Participaram do Fórum de Apresentação;
3. Conheceram a Agenda, Diário do bordo, Webmail, Fórum, Material do aluno, Material do Professor, Conteúdo do Modulo;
4. Assistiram ao Vídeo de Boas Vindas, com a Professora;
5. Foi explorado também a mídia CD.
Houve a participação da Técnica da SEDUC Percília que contribuiu com as dificuldades no acesso dos cursistas.